Conheça alguns dos melhores Cases de Trade Marketing

escrito por Arielli Secco Última atualização: 14 novembro, 2019
Conheça alguns dos melhores Cases de Trade Marketing

Se você chegou até aqui, é porque já sabe – quase – tudo sobre o que é trade marketing e está decidido a turbinar suas vendas, independente do seu ramo de atuação.

Você também deve concordar comigo em um ponto: manter uma área de trade marketing não é o suficiente para garantir uma execução exemplar.

É preciso ir além: quais são os seus indicadores? Como você orienta sua equipe? Você aproveita as informações do ponto de venda para tomada de decisão?

Separamos alguns cases de trade marketing que vão demonstrar o quanto essa cultura fez a diferença. São distribuidores, indústrias e agências que sentiram os efeitos positivos da tecnologia.

SOLUÇÕES DE TRADE MARKETING

Existem soluções focadas em gestão – de pessoas e de dados – disponíveis no mercado e dedicadas a possibilitarem a evolução do trade marketing nas empresas.

Se você procura referências, certamente já ouviu falar no Agile Promoter, que agora se chama Involves Stage. Especialistas da área de Business Intelligence o indicam como a melhor plataforma do mercado atualmente.

Nilton Kazuyuki, analista de Business Intelligence, trabalhou como especialista na gestão completa do ambiente Involves Stage da LEGO Group pela agência Yes Promo em 2016.

cases de trade marketing - business inteligence

O software atendeu 100% as demandas e necessidades de gestão operacional do time de campo e é a referência de mercado atualmente. É um sistema rápido, flexível e altamente customizável.”

Nilton Kazuyuki, Business Intelligence and Data Analytics Consultant

CASES DE TRADE MARKETING

Atualmente, o Involves Stage possui 30 mil licenças atuantes no mercado. Promotores de mais de 300 empresas utilizam o software para coletar informações nos pontos de venda.

Entre elas, estão nomes como Bosch, Cottonbaby, Red Bull, Motorola, PlayStation, Ipiranga, Ricardo Eletro, Sanremo, Vigor, Frimesa, Cecrisa e Faber Castell.

Separamos alguns cases que comprovam a evolução de empresas de diferentes ramos com a aquisição da plataforma de trade marketing.

Veja mais

BROKERS

O Involves Stage é a tecnologia padrão da operação de trade marketing dos Brokers Nestlé no Brasil. Proprietários e responsáveis pela área de merchandising de várias filiais comentam sobre os ganhos de performance da equipe e agilidade da informação possibilitados pela plataforma.

Mais de 20 mil pontos de venda são atendidos pelos Brokers. Os decisores das equipes destacam diversos pontos que melhoraram com o Involves Stage.

Entre eles, estão a aproximação e melhor comunicação da equipe e a facilidade para detectar problemas de ruptura. Também podemos ressaltar a melhora no mix de produtos e veracidade das informações coletadas em campo:

DISTRIBUIDORES

Cases de trade marketing entre distribuidores não são muito comuns, mas a Diprosul está à frente nesse ramo. A distribuidora Johnson & Johnson em Santa Catarina é uma empresa com 21 anos de atuação no mercado. É especializada em distribuição de produtos de beleza e higiene em mais de 300 municípios do estado.

O Involves Stage foi um divisor de águas.

Antes da tecnologia, não havia nenhum controle sobre os roteiros. Os processos não estavam alinhados e a equipe não conseguia atender a exigência dos fornecedores sobre as informações de performance dos produtos.

Confira os exemplos trazidos pelo diretor comercial da Diprosul, Leandro Rodrigues:

INDÚSTRIAS

A Bombril é uma indústria que conseguiu virar o jogo e reverter uma queda de 5 pontos percentuais de share da marca.

A ruptura era a grande vilã da operação, e o Involves Stage iniciou um processo de retomada da empresa no ponto de venda. A presença dos promotores em loja, por exemplo, aumentou em 25%.

De um prejuízo de 24 milhões de reais no primeiro semestre de 2016, a empresa apresentou um lucro de R$ 34 milhões no mesmo período em 2017. O sucesso da operação é o pilar mais forte da Bombril, como um grande case de trade marketing.

O head de trade marketing, Rafael Mattos, e a gerente de trade marketing, Priscilla Mancini, contaram por que o Involves Stage fez a diferença para a Bombril:

A Profarma é o player mais diversificado do Brasil no segmento de saúde, com atuação em distribuição, especialidades e varejo.

O time de vendas enfrentava muitas dificuldades com o tratamento das informações. Depois de testar várias ferramentas, a equipe chegou com maturidade ao Involves Stage.

Quando a gente implantou o Agile Promoter aqui na Profarma, nós tivemos um ganho de produtividade significativo, e o Agile Promoter ajuda nossa equipe interna a vender a qualidade do serviço do nosso pessoal para as indústrias”, Ednilson Trevisan, gerente comercial.

Em agosto do ano passado, a empresa atingiu a meta de 80% do cumprimento de rota, um número muito almejado pelo time.

“Até seis meses antes da implantação do Involves Stage, nós não passávamos de 50%. Então, 80% parecia estar bem longe”, explicou Rodrigo Andrade, analista comercial da Profarma. Confira todos os detalhes desse case no vídeo abaixo:

AGÊNCIAS

A Marco Marketing Inteligente é uma agência que atende clientes no Brasil e na América Latina. Entre as empresas do portfólio, estão LG, Colgate, Adidas, BIC, Samsung, Vulcabras Azaleia, entre outras.

Para a general manager, Ana Paula de Andrade, o Involves Stage permitiu visibilidade. “O business intelligence sempre foi a nossa essência, porque por meio das operações a gente queria trazer as informações do que acontecia nos pontos de venda dos clientes”, comenta.

Controle de jornada, roteiros, check in, check out, fotos dos PDVs, coleta de informações e alertas de estoques deixaram de ser um desafio para a equipe, que passou a oferecer um serviço mais completo:

Para a Café Comunicação, que buscava uma solução especializada em trade marketing quando contratou o Involves Stage, informações dentro do prazo e precisas foram as conquistas mais relevantes trazidas pela plataforma.

A agência atua há 13 anos no mercado focada em oferecer um serviço 360º aos clientes.

Antes de adquirir a solução, a equipe não conseguia comprovar o trabalho operacional às empresas atendidas, além de se deparar com erros frequentes dos números apresentados.

POR QUE COMPRAR O INVOLVES STAGE?

Já está comprovado: contar com uma tecnologia especializada em trade marketing traz inúmeros benefícios. Tudo foi dito nos vídeos acima, mas, para facilitar, vamos fazer uma lista retomando 12 vantagens de uma tecnologia para o trade:

  • Melhor comunicação, engajamento e proximidade da equipe de campo;
  • Aumento da efetividade e presença da equipe de campo;
  • Roteirização otimizada;
  • Definição e acompanhamento de indicadores (KPIs);
  • Aumento do ROI;
  • Conhecimento da situação real do produto no ponto de venda;
  • Reporte instantâneo de ações da concorrência;
  • Agilidade no repasse de orientações à equipe (economia com impressão do guia de execução);
  • Geração de relatórios em tempo real (economia de tempo e de dinheiro, sem necessidade de impressão);
  • Registro em fotos da execução no ponto de venda;
  • Correção instantânea de falhas na execução;
  • Aumento do share com melhoras na execução.

Aproveite para conversar com um representante do time de consultores da Involves e saiba como o Involves Stage pode contribuir para a sua equipe de trade marketing.

Deixe seu comentário