Gamificação, campanhas de incentivo e turnover: o que isto tem a ver com trade marketing?

escrito por Última atualização: 12 abril, 2019
Gamificação, campanhas de incentivo e turnover: o que isto tem a ver com trade marketing?

Eu e você sabemos os desafios que são encontrados até a implantação de uma campanha de incentivo para promotores. 

Trabalhar com pessoas é um desafio diário. 

Eu, por exemplo, estou em busca contínua de melhoria, conhecimento e crescimento. Quando tenho algum desafio não descanso até atingir minha meta.

Em se tratando de mão-de-obra em trade marketing, o trabalho do promotor não raro é subestimado. Mas, quem gerencia uma equipe de promotores sabe que esses profissionais são a imagem da sua marca no ponto de venda.

E você vai brincar com a imagem da sua empresa?

OS DESAFIOS DAS ÁREAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Para começo de conversa: de nada adianta você estruturar a operação, criar planilhas de monitoramento e fazer fluxos de automação de processos se as pessoas, no decorrer do caminho, não entenderem a função de cada passo da estratégia.

A busca de uma maior efetividade no processo de aprendizagem dos colaboradores é um passo fundamental para que sua estratégia de trade dê certo.

Um exemplo disso é quando você adota uma tecnologia para coleta de dados no PDV. 

Se você, que pensa na estratégia, não conseguir comunicar o líder de projeto sobre os principais dados de que você precisa, dificilmente vai consegui-los.

Por quê? Pois se este líder não estiver alinhado com a sua estratégia, ele vai usar a ferramenta de tecnologia para o que ele julgar interessante

A ferramenta, que serviria para coleta de dados, é usada para monitoramento de equipe. Os promotores, sem entender a real função da tecnologia, vão receber orientações truncadas. O resultado não vai ser muito diferente: resistência.

O USO DA GAMIFICAÇÃO NA CAMPANHA DE INCENTIVO PARA PROMOTORES

Na São Braz, indústria de alimentos da Paraíba, o gamification e a campanha de incentivo para promotores são realidades desde abril de 2014.

Por meio delas, os colaboradores entenderam como uma ferramenta de tecnologia pode ser um aliada no cotidiano, e não só uma forma de monitoramento, como boa parte acredita ser.

A empresa utiliza o Agile Promoter e consegue ter clara noção do desempenho da equipe de campo em tempo real.

Para a líder da equipe de monitoramento, Nattascha Araújo, o sucesso da estratégia de gamificar a operação foi além do engajamento.

“Fizemos uma gestão mais inteligente do trade marketing. É possível perceber um aumento considerável na produtividade das equipes. Agora eles querem ir além da meta. Estão em busca da premiação e do reconhecimento”, destaca.

PLANO TURNOVER ZERO E O "GAME OVER" NA ROTATIVIDADE

A comunicação com as equipes de campo é diretamente proporcional ao turnover e aos resultados. A PlayStation entendeu isso quando estruturava a sua operação de trade. 

Foi ouvindo quem estava em campo que eles conseguiram melhorar as ações no PDV.

Os representantes da empresa no PDV são consultores de compra, que atuam no contato direto com o cliente. 

Eles são fanáticos por jogos, trabalham com o que gostam e o mais importante: têm orgulho de ser PlayStation.

Tudo isso não veio por acaso. 

A companhia investiu em um estudo de perfil do consultor, além da valorização salarial e treinamento. 

Há dois anos a equipe se reúne para o Sales Academy, que é uma maratona de treinamento e preparação para o ano que segue. 

O evento também oferece o mais empolgante para os gamers: conhecer os lançamentos da marca em primeira mão.

A equipe do Clube do Trade acompanhou o encontro em 2016 e pode garantir que foi uma aula de engajamento.

É fácil de identificar o brilho no olhos dos consultores da marca.

Alguns participantes falaram sobre como eles veem a operação e quais as deficiências que encontravam no PDV. Confira no vídeo abaixo:

A PlayStation e a São Brás são apenas dois bons exemplos da importância das campanhas de incentivo para promotores de venda. 

Se você ainda não criou a sua campanha, dê uma olhada neste post que escrevemos detalhando tudo que é necessário para tirar este projeto do papel.

Se tiver uma boa história à respeito de campanhas de incentivo, gamification e gestão de equipes, não deixe de compartilhar conosco no espaço de comentários abaixo.


25 & 26 SETEMBRO 2019
SÃO PAULO EXPO - SP

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O SHOW DO TRADE?

Membros do Clube têm 10% de desconto para participar da maior experiência em trade marketing da América Latina.

Deixe seu comentário