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Como criar um calendário de Trade Marketing para o seu segmento?

escrito por Rubens Sant'Anna Última atualização: 21 julho, 2020
Como criar um calendário de Trade Marketing para o seu segmento?

Muitos profissionais confundem o calendário de trade marketing com o calendário promocional. A verdade é que o calendário promocional complementa o plano anual de trade, funcionando como uma ferramenta de visão e controle das ações que serão realizadas durante o ano.

Para elaborar um calendário de trade marketing, é preciso primeiro entender que as ações devem ser organizadas em períodos: bimestres, trimestres, quadrimestres ou semestres. Cada empresa faz essa divisão de acordo com seus objetivos e particularidades.

Vamos entender melhor como fazer este planejamento para garantir melhores estratégias no ponto de venda? Continue a leitura para não esquecer de questões importantes e montar seu novo calendário de trade marketing com mais eficácia.

CALENDÁRIO DE TRADE MARKETING: COMO FAZER

Bem, você já sabe que a elaboração de um calendário de trade marketing está diretamente relacionada aos objetivos da organização e deve ser organizada em períodos bem estabelecidos.

Pois bem, além da divisão por períodos, o calendário deve contemplar as ações que serão realizadas em cada canal e para cada cliente da indústria. Em outras palavras, considerar os canais de vendas e suas personas é outra medida essencial para garantir o melhor desempenho de suas ações no PDV.

Clientes-chave (key accounts – KA) devem receber atenção especial no calendário de trade marketing, com as datas de suas ações e respectivos enfoques claramente indicados. Quanto às demais ações para os outros canais, elas podem estar indicadas sem tanto detalhamento, mas devem constar para que o gestor tenha visibilidade do todo.

Geralmente, os KAs exigem ações customizadas e forçam a indústria a introduzir seus lançamentos em suas lojas antes de disponibilizá-los aos médios e pequenos varejistas, que são atendidos por distribuidores e atacadistas.

Ao realizar esse planejamento, o gestor de trade marketing garante que não haverá conflitos entre os canais. Isso, é claro, se os pares comerciais respeitarem essa definição.

O calendário promocional (que, como dissemos, faz parte do plano de trade marketing) também deve contemplar características regionais. Portanto, ao planejar os próximos meses, é imprescindível considerar questões como sazonalidade e datas comemorativas. Só assim as campanhas terão relevância em nível regional.

O principal insumo que origina o calendário de trade marketing é o planejamento de lançamentos dos produtos da indústria. Para tanto, deve haver um alinhamento com o setor de marketing. Quando isso não acontece, o setor de trade poderá, na melhor das hipóteses, criar campanhas pontuais sem o devido impacto nos canais da indústria.

Ainda, é preciso levar em conta as negociações com os KAs com base em seu histórico, para prever recursos para ações não programadas, que fazem parte do dia a dia da relação indústria – varejo.

Podemos dizer, por fim, que o calendário de trade marketing é uma ferramenta que permite que os objetivos estratégicos sejam operados, garantido assim que metas traçadas sejam atingidas. Deve-se realizar o calendário logo após a definição do plano de trade marketing, que é o guia global da visão do departamento na empresa.

E você? Tem alguma dica para compartilhar sobre o planejamento de um calendário promocional para ações de trade marketing? Compartilhe suas opiniões nos comentários!


Modelo de
calendário promocional

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ações sazonaiscalendário de trade marketingcalendário promocionalplanejamento
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Rubens Sant'Anna
Rubens Sant'Anna

Um dos maiores especialistas em trade marketing do Brasil. Com mais de 15 anos de experiência, atuou para marcas líderes mundiais de bens de consumo nos mais variados segmentos. Foi o introdutor do trade no Sul do Brasil, tendo idealizado a primeira Pós-Graduação nessa área, na ESPM-Sul, onde é professor titular. É autor dos livros "Planejamento de Trade Marketing- O Domínio do canal de vendas" e "Neuromarketing explica por que você compra". É também empresário e palestrante.

3 comentários

Rosenildo Koury 13 janeiro, 2020 - 14:10

Consegue enviar um modelo de calendário promocional atualizado de 2020? Caso condiga enviar em Power Point eu agradeço.

Reply
Evandro Morais
Evandro Morais 22 novembro, 2019 - 16:51

olá Boa tarde, Poderia por gentileza me encaminhar o modelo de calendario promocional atualizado ? o do site é de 2019. Queria muito usar como base em minha empresa. Meu email [email protected] ou [email protected]

Reply
Letícia Mathias
Letícia Mathias 17 dezembro, 2019 - 14:35

Oi, Evandro! Lançamos o calendário 2020 e está disponível nesse post: http://clubedotrade.com.br/materiais-educativos/ferramentas/calendario-promocional-2020/

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