O que é e como calcular markup de produtos?

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 9 setembro, 2019
O que é e como calcular markup de produtos?

O markup é um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto para que se forme o preço final de venda, considerando a sua margem de lucro e o custo unitário da produção. É um indicador econômico que aponta a relação entre o custo de produção e distribuição de um bem ou serviço e seu preço de venda.

Precificar um produto não é uma das tarefas mais simples. São necessários cálculos de valores de custos, impostos, taxas e, no fim das contas, as dúvidas se  multiplicam.

Com esta leitura, você irá aprender de forma didática e eficiente sobre como dominar o markup e nunca mais ficar perdido na hora de determinar os preços dos seus produtos.

A seguir você irá aprender sobre:

  • Como funciona o Markup;
  • O ritual do Markup;
  • A fórmula do Markup;
  • O Preço de Venda.

COMO FUNCIONA O MARKUP

Ninguém deveria definir o preço do produto diretamente no PDV, no ato da compra. Mesmo assim, é comum observar a oferta de descontos sem o conhecimento sobre o preço mínimo a ser cobrado. Com o perdão do comentário, mas preço mínimo é o mínimo que você deve saber antes de dar um desconto. 

Vale complementar a leitura deste post com o texto sobre como definir estratégias de política de preços com um sistema de trade marketing.

Mas, voltando ao markup, devo salientar que este é um conceito presente não somente no cenário econômico, mas também contábil e administrativo. Ou seja, é importante que todos os setores de seu negócio – e seus colaboradores – entendam o que é e como funciona o markup.

Com ele bem definido, você consegue chegar a um valor que cubra todos os gastos para a produção do produto e garanta a margem sem problemas.

O RITUAL DO MARKUP

Eu poderia usar aquele velho clichê de afirmar que não existe uma fórmula para se chegar ao markup, mas a verdade é que existe sim e é mais simples do que parece.

A fórmula do markup contém algumas variáveis utilizadas para que o cálculo do preço de vendas (PV) do produto ou serviço seja executado de forma segura: custo da mercadoria vendida, impostos sobre a venda, comissão, custo fixo e lucro.

Custo da Mercadoria Vendida

O Custo da Mercadoria Vendida (CMV), é definido desta forma:

calcular markup

Impostos sobre a venda (variável)

Aqui, é preciso estar antenado sobre o Regime Tributário da empresa, pois incide diretamente no ICMS.

Para descobrir o percentual de impostos, some aqueles que incidem sobre as vendas, como ICMS, COFINS, IRPJ, CSLL e Simples. A dica que eu posso dar a você para encontrar estes valores de forma mais rápida é verificar diretamente com a área fiscal o regime de tributação – com as alíquotas – que a sua empresa está alocada.

Comissão (variável)

É a fatia da sua pizza que o vendedor come sempre que fechar algum negócio. Ela pode ser maior ou menor, dependendo do tamanho da fome do seu vendedor. Quanto mais ele vender, mais irá abocanhar.  

Custo Fixo

O Custo Fixo não varia com o volume vendido ou produzido. Ele é o desembolso da área produzida e ocorre independente do volume de produção como salário, manutenção, etc.

Lucro

É o percentual que você pretende obter em cada venda.

Com as variáveis em mente, você deve seguir o seguinte ritual:

  1. Identifique o percentual de despesas variáveis atribuído a cada unidade de produto ou serviço vendido;
  2. Identifique o percentual que representa os custos fixos do período para cada unidade de produto ou serviço;
  3. Defina o percentual de lucro pretendido para cada unidade de produto ou serviço.
  4. Depois de mentalizar o ritual e, principalmente, realizá-lo, você está apto a evocar a fórmula mágica do markup.

A FÓRMULA para calcular MARKUP

Como resultado, eis a fórmula do markup:

como calcular markup

Vamos abordar um exemplo prático para ilustrar melhor a situação e facilitar ainda mais o aprendizado:

Filipe tem um comércio de bebidas em Belo Horizonte, um negócio pequeno. E quer saber o quanto cobrar pela cerveja artesanal que está por produzir e distribuir.

markup: fórmula e cálculo

Desta forma, Filipe obteve 1,666 como índice markup.

O PREÇO DE VENDA

Com o markup em mãos, é possível obter o preço de venda de seu produto. E para chegar nesta etapa basta multiplicar o valor do custo unitário de venda pelo índice markup.

Preço de venda = Custo de venda x Markup

Vamos retornar ao caso do Filipe. Ele sabe que o custo unitário na venda de seus produtos é de R$20,00 (soma das despesas fixas e variáveis). Então, agora, é só multiplicar esses 20 reais por 1,666 – seu índice markup – e chegaremos ao preço ideal para a venda de sua cerveja.

markup

O preço de venda que Filipe deve impor em seu ponto de venda é de R$33,32 por unidade de garrafa vendida para garantir a lucratividade de seu negócio.

Com base no conteúdo apresentado neste post, foi possível conferir que é possível estipular o markup e o preço de venda de seus produtos, mas o assunto não se encerra por aqui. Tão importante quanto a definição do preço é a sua manutenção.

Depois de pensar no preço, é hora de desenvolver estratégias de merchandising para garantir a performance dos produtos no ponto de venda! Confira este eBook do Clube sobre o tema:   

 

eBook Merchandising

[eBook] 5 Lições de Merchandising Estratégico

Entenda a importância de uma boa execução de merchandising

2 comentários
0

2 comentários

laercio 21 maio, 2019 - 16:02

Eduardo, bom dia, vi que você calculou o markup utilizando valores em reais, em todos os outros autores eles usam % isso faz alguma diferença?
Pelo que eu vi para eu calcular com porcentagem eu preciso ter a receita do meu negocio, que é justamente o que eu não tenho.

Reply
laercio 21 maio, 2019 - 16:19

isso que não estou entendendo porque nesse caso aqui https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/como-precificar-produtos/ no markup sobra um valor para fechar os 100% que não sei o que é
grato

Reply

Deixe seu comentário