Involves Club
  • Home
  • Cases de sucesso
    • Involves recebe selo do Promotion Optimization Institute como…

      Multinacional alimentícia aumenta produtividade em 80% com o…

      Eatics aumenta sell-out em 235% com software da…

      Como a JTI melhorou em 45% a gestão…

      Razões pelas quais a Adecco se tornou parceira…

  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      [Webinar] A experiência da Café Rancheiro com Reconhecimento…

      Quiz de inteligência artificial no trade marketing: teste…

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      [Infográfico] A sua operação está pronta para a…

      [Webinar + Ebook] 1 ano dos efeitos do…

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      [Webinar + Ebook] 1 ano dos efeitos do…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      [Webinar] A experiência da Café Rancheiro com Reconhecimento…

      [Webinar + Ebook] 1 ano dos efeitos do…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Blog
    • Canais Diretos e Indiretos: O que são e…

      Branding & Trade Marketing: a conexão ideal para…

      5 estratégias para melhorar a performance da equipe…

      Páscoa 2022: 4 erros que podem comprometer as…

      Indústria e Varejo: Como criar e sustentar uma…

      Reconhecimento por Imagem: saiba como fazer o sortimento…

      PESQUISA: Panorama da Loja Perfeita no Brasil

  • Sobre
  • Login

Involves Club

  • Home
  • Cases de sucesso
    • Involves recebe selo do Promotion Optimization Institute como…

      Multinacional alimentícia aumenta produtividade em 80% com o…

      Eatics aumenta sell-out em 235% com software da…

      Como a JTI melhorou em 45% a gestão…

      Razões pelas quais a Adecco se tornou parceira…

  • Impactos da Covid-19 no Varejo
  • Materiais Educativos
    • All AEx eBook Ferramentas TradeCast TradeDrops

      [Webinar] A experiência da Café Rancheiro com Reconhecimento…

      Quiz de inteligência artificial no trade marketing: teste…

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      [Infográfico] A sua operação está pronta para a…

      [Webinar + Ebook] 1 ano dos efeitos do…

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      AEx 2018 – Palestra Fabio Ribeiro [Panasonic]

      Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel…

      AEx 2018 – Palestra Felipe Mendes [GfK]

      AEx 2018 – Palestra Thiago Cunha [McDonald’s]

      AEx 2018 – Palestra Annette de Castro [Mallory]

      AEX 2017 – PALESTRA MARCUS DE JESUS [M….

      [eBook] Impulsione vendas com Reconhecimento por Imagem e…

      [Webinar + Ebook] 1 ano dos efeitos do…

      Definir sortimento de produtos: como ter sucesso no…

      [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por…

      [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa…

      [ebook] Loja Perfeita: missão do trade marketing

      Calendário Promocional 2021: faça o download e comece…

      Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão…

      Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

      Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

      Ponto extra no PDV: o que é e…

      Tudo para uma boa execução de planograma

      [Webinar] A experiência da Café Rancheiro com Reconhecimento…

      [Webinar + Ebook] 1 ano dos efeitos do…

      Reconhecimento por Imagem na prática: o case de…

      Estratégias para a nova realidade do varejo

      Dicas de PDV: como se destacar com merchandising…

      Covid-19 no Varejo: como minimizar impactos no PDV?

      TradeDrops #22 – Quais são os 4 principais…

      TradeDrops #21 – Como definir o público-alvo de…

      TradeDrops #20 – Aplicativo de Trade Marketing

      TradeDrops #19 – Como definir o Mix de…

      TradeDrops #18 – Custos de uma operação de…

      TradeDrops #17 – Trade Marketing para Serviços

  • Blog
    • Canais Diretos e Indiretos: O que são e…

      Branding & Trade Marketing: a conexão ideal para…

      5 estratégias para melhorar a performance da equipe…

      Páscoa 2022: 4 erros que podem comprometer as…

      Indústria e Varejo: Como criar e sustentar uma…

      Reconhecimento por Imagem: saiba como fazer o sortimento…

      PESQUISA: Panorama da Loja Perfeita no Brasil

  • Sobre
  • Login
AExBlog

Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel de varejo

escrito por Letícia Mathias Última atualização: 23 abril, 2020
Como o Magazine Luiza tornou-se o maior brandchannel de varejo

O Magazine Luiza, além de ser um comércio varejista, é uma das marcas mais conhecidas e valiosas da América Latina e tornou-se o maior brandchannel do mundo. Se o consumidor mais desatento ainda relaciona o Magalu apenas às lojas físicas e propagandas na TV, desconhece o gigante que a empresa virou nos últimos anos no cenário digital.

Atualmente, está presente em 50 mercados e oferece mais de 100 mil marcas através do marketplace Magalu, que hoje é responsável por 30% do faturamento da empresa como um todo.

Com a proposta de mostrar o case Magalu e explicar como várias ações de buzz digital agregaram valor à marca, Rafael Montalvão, gerente de marketing de e-commerce do Magazine Luiza, apresentou sua palestra no AEx 2018, o maior evento de trade marketing da América Latina, que a partir de 2020 passou a se chamar Involves Experience.

A empresa de Luiza Trajano, que hoje tem como CEO Frederico Trajano, começou a mudar os rumos quando migrou de “uma empresa tradicional que tinha canal digital” para ser uma “plataforma digital com pontos físicos e calor humano”, como descreve Rafael.

Porém, só essa mudança no discurso seria inútil. Então, a empresa  começou a mudar o mindset. Todos se envolveram, de vendedores e diretoria a montadores. Todos passaram a ter acesso a um app mobile através do qual reportavam cada fase de atendimento e podiam receber a avaliação do cliente.

A loja se tornou digital, mas foi além de um e-commerce: tornou-se um marketplace reconhecido com mais de 2 milhões de produtos. Já imaginou como gerenciar tantos SKUs? Para quem vive o trade marketing na rotina e precisa ter o controle sobre todo esse trabalho, Rafael é específico: “olhe para os números”.

O Magalu tem crescido exponencialmente e um dos fatores que levou a esse crescimento foi a mensuração de dados e ações a partir desses indicadores.

Confira o que Rafael pensa a respeito:

CANAL DA LU: O MAIOR BRANDCHANNEL DO VAREJO

Os números, que já são admiráveis, só não são tão impressionantes quanto a quantidade de inscritos no canal do Youtube da companhia, o “Canal da Lu”: mais de 1,3 milhão de pessoas inscritas. Deste número tão expressivo que vem a afirmação “o maior brandchannel do mundo”.

Com base em um propósito, como praticamente tudo que o Magalu faz, o canal surgiu com a proposta de “levar acesso a muitos, o que é privilégio de poucos”. O intuito inicial foi unir informações de produtos com a inclusão digital. Deu tão certo que a Lu, que surgiu como uma vendedora virtual, tornou-se também uma influencer digital.

Além de interagir com os inscritos, ela descomplica os termos técnicos e mostra os benefícios e usabilidade de produtos disponíveis para venda na plataforma. A ideia partiu das reclamações que o Magalu recebia sobre os produtos. A companhia percebeu que, na maioria dos casos, a pessoa reclamava porque não entendia as funcionalidades.

Com tantas pessoas acompanhando as dicas da Lu e pela expressividade do canal no mercado, a marca deixou de usar esse meio de comunicação com os clientes apenas para reforço de marca. Enxergou, ali, uma oportunidade.

A indústria observou os resultados desse trabalho e começou a participar da produção e investimento. Com isso, o canal tornou-se também um publish, um canal de anúncios.

De acordo com os dados apresentados por Rafael no AEx, em 2017 o Magalu cresceu 30% em valor de marca, em comparação a 2016. Apesar do investimento e presença forte nas mídias digitais, todo o trabalho é integrado. Todas as ações têm algum ponto de contato, sejam em mídias digitais, e-commerce ou ponto físico. Então, toda estrutura de back-office já foi pensada em conjunto com o digital.

Em tempos em que as redes sociais são praticamente um SAC digital, o Magalu tem mais de 50 pessoas responsáveis por responder ao público pelas redes sociais, além de ter investido no uso de bots (aplicações para automatizar procedimentos). O intuito é diminuir o tempo de atendimento e gerar perguntas e respostas mais rápidas.

AÇÕES DE SUCESSO

Além do alcance, as ações digitais do Magalu também são consideradas cases de sucesso. Entre as mais surpreendentes estão a ação no Tinder, feita no dia dos namorados. O aplicativo de relacionamentos conhecido como rede social para encontrar parceiros ideais, recebia pela primeira vez uma ação desse tipo, de um varejista.

A Lu, personagem da marca, deu “match” em várias pessoas e distribuiu cupons de desconto para quem aceitava seu perfil. Foram mais de 150 mil matches. A taxa de cliques na plataforma alcançou um número cinco vezes maior do que a média, e o engajamento atingiu 14%, duas vezes maior que a média do Tinder.

Outra ação que também surpreendeu os clientes e o varejo como um todo foi a da Black Friday. A proposta era acabar com a desconfiança das pessoas sobre esse período de promoção, duramente criticada no Brasil, e mais uma vez o Magalu inovou.

Confira o trecho da palestra em que Rafael comenta esta ação:

Ações como essa e outras tantas compartilhadas durante o evento mostram que a confiança do cliente e o atendimento cada vez mais personalizado é o que tem feito a marca crescer de forma tão expressiva e em escala.

Valorizar o cliente e fazer com que ele seja participante ativo nas ações da loja são algumas das principais dicas de Rafael.

Entre as ações realizadas para cativar ainda mais o cliente, seja no PDV ou no meio digital, e garantir que ele tenha a melhor experiência de compra, está o Clube da Lu. O gerente de marketing do Magalu explicou que é um programa de descontos que beneficia clientes frequentes.

Porém, nós, do Involves Club, ficamos bastante curiosos e, durante nossa entrevista exclusiva, pedimos para ele detalhar melhor como funciona esse programa, confira:

Com o exemplo desse grande varejista e um dos maiores marketplaces do país podemos ver que a experiência exclusiva do cliente, o atendimento dedicado e a proximidade com o shopper é uma das receitas de sucesso do brandchannel do Magazine Luiza.

E você, o que tem feito para melhorar a experiência e surpreender seu cliente?

Compartilhe aqui com a gente suas dúvidas e experiências!

CTA guia de execucao

aex 2018BrandchannelMagazine Luiza
0 comentários
0
Facebook Twitter Google + Pinterest
Letícia Mathias
Letícia Mathias

Jornalista, produtora de conteúdo da Involves e entusiasta do trade em busca de histórias de sucesso para compartilhar. Colecionadora de lápis de diferentes países, tem um radar 360º na apuração de informações e sonha em ver a aurora boreal de perto.

Deixe seu comentário Cancel Reply

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Inscreva-se para receber por e-mail e em primeira mão conteúdos sobre Trade Marketing e Varejo.

eBooks

  • 1

    Guia de execução para o PDV: como alinhar estratégias e equipe de campo

    28 março, 2016
  • 2

    [Ebook] Efeitos do coronavírus no varejo – Pesquisa Involves

    2 abril, 2020
  • 3

    [Ebook] As melhores estratégias para o gerenciamento por categorias no varejo

    13 maio, 2020
  • 4

    [Webinar + Ebook] 1 ano dos efeitos do coronavírus no varejo

    30 março, 2021

Ferramentas

  • 1

    Matriz BCG no Excel: faça o download gratuitamente!

    1 dezembro, 2017
  • 2

    Calendário promocional 2020: faça seu planejamento

    27 novembro, 2019
  • 3

    Infográfico: como medir o resultado do trade marketing?

    29 janeiro, 2020
  • 4

    Calendário promocional de trade marketing: baixe a versão atualizada de 2020

    27 maio, 2020
  • Você provavelmente já sabe o que é PDV
  • Os principais tipos de PDV
  • Por que o PDV é importante?
  • Definindo uma estratégia para cada PDV
  • Gestão de PDV: Dados + Tecnologia
  • Nossos últimos dois segundos
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Contato
Footer Logo

Política de Privacidade

© 2021 Uma iniciativa clube do trade marketing