COMO FUNCIONA A AUTOMAÇÃO NO BRASIL – PARTE I

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 27 fevereiro, 2019
COMO FUNCIONA A AUTOMAÇÃO NO BRASIL – PARTE I

COMO FUNCIONA A AUTOMAÇÃO?

A automação é um processo sistêmico que utiliza programação computadorizada ou mecânica com o objetivo de otimizar um processo produtivo.

Quando entramos no tema, pensamos em robôs ou máquinas que independem do ser humano. Mas, na realidade, o sistema o exige atuação humana independente do ramos de automação. Logo abaixo você irá conferir os três principais modelos:

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

A automação industrial ocorre quando utilizamos os avanços tecnológicos que melhor se adaptam ao processo de fabricação do produto a ser criado e a melhor forma de conectar as diferentes etapas desta jornada garantindo o melhor custo-benefício.

automação industrial

Basicamente, o modelo industrial é dividido em três níveis:

•  CAMPO
  • Controle
  • supervisão

Formado por softwares e bases de dados.

automação

VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL:

• Substitui a mão de obra pesada e repetitiva por mão de obra qualificada;
  • ​Em ambientes de alto risco ou extremos a máquina pode ir além da atuação humana;
  • Velocidade na produção;
  • Padronização na qualidade e isometria nos ensaios laboratoriais.

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

Com a finalidade de oferecer mais conforto e segurança aos moradores de uma habitação, o ramo residencial engloba uma série de tecnologias dispostas no mercado, como:

• Circuito interno de TV;
  • Controle de luminosidade de ambientes;
  • Controle de umidade;
  • Controle de temperatura;
  • Sensor de movimento etc.
automação residencial

VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL:

• A energia é utilizada somente onde e quando necessário, proporcionando mais economia;
  • Mais segurança, integrando os sensores e as câmeras à polícia ou grupos privados de vigilância;
  • Praticidade e otimização das tarefas de casa;
  • As tecnologias utilizadas podem evitar blacautes por sobrecarga e proteger equipamentos.

AUTOMAÇÃO COMERCIAL

É o módulo de automação em que se aplica a tecnologia para a otimização dos processos comerciais. Neste caso, podemos contar com softwares dos mais diversos tipos, por exemplo: controles de estoque, contas a pagar e receber, folha de pagamentos, identificação de mercadorias por códigos de barras, RFID, NFC etc.

nfc, qr code

VANTAGENS DA AUTOMAÇÃO COMERCIAL:

• Dinamismo nas operações comerciais;
  • Controle e segurança nas transações;
  • Monitoramento e rastreabilidade;
  • Descoberta da jornada do shopper.

E QUEM RESPONDE PELA AUTOMAÇÃO?

Em todo o mundo, a GS1, uma organização multissetorial sem fins lucrativos, é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços e comunicação na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística.

gs1

No Brasil, os sistemas automatizados são representados pela Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil, braço nacional da GS1 Global. A organização brasileira conta com 58 mil empresas associadas e uma grande rede infraestrutural.

Para compreender melhor sobre as novas tendências automatizadas para o trade marketing, o Clube do Trade foi pessoalmente até São Paulo na sede da GS1 Brasil e seu Centro de Inovação e Tecnologia.

coletiva gs1

Confira, na próxima semana, um material rico sobre o tema com direito a análise de pesquisas, estudos e entrevistas exclusivas com grandes nomes do mercado na 7a Conferência Internacional da GS1 Brasil.

Enquanto isso, aprimore seus conhecimentos, logo abaixo, com uma matéria sobre novas tecnologias, beacons e o trade marketing.

Paulo Dias 15 junho, 2019 - 21:31

Uma empresa que têm mostrado excelentes produtos na área de Automação Residencial tanto para revendedores como para usuários final é a iLinq:

Automacao Industrial 9 agosto, 2018 - 14:18

Exatamente o que eu procurava, obrigada

Thiago Oliveira 2 julho, 2018 - 13:18

Na Área de Automação Industrial uma empresa que têm se destacado em Capacitação nesta área é UnderControll com alguns cursos:

Paulo Dias 21 agosto, 2017 - 19:17

Interessante, eu desconhecia o padrão GS1. Vou me informar sobre isso. E quanto ao padrão de automação em serviços, como supermercados por exemplo?