Aplicativo de trade marketing: acompanhe de perto os resultados da execução no PDV

escrito por Letícia Mathias Última atualização: 30 janeiro, 2020
Aplicativo de trade marketing: acompanhe de perto os resultados da execução no PDV

O trade marketing chegou há pouco mais de 20 anos para melhorar as operações, otimizar processos e medir resultados com dados concretos. O trabalho envolve centenas de tarefas, pessoas e locais. Você já pensou que as atividades poderiam ser bem mais efetivas com um app de trade marketing?

Para ter ideia da quantidade de informações que é preciso repassar, gerenciar e coletar durante uma ação de trade, listamos algumas perguntas para reflexão.

Todos os pontos de venda estão sendo visitados de acordo com o roteiro?

Como você gerencia a equipe de campo, é possível fazer em tempo real?

Você consegue tomar decisões de forma ágil durante a operação?

É possível acompanhar seus concorrentes?

Sabe qual seu share de gôndola?

Se você teve alguma resposta negativa ou ficou em dúvida e não conseguiu responder alguma dessas perguntas, talvez não tenha controle total da operação.

Com um app de trade marketing, esse trabalho de coleta, mensuração e reporte de informações fica muito mais prático e viável. Esses dados são fundamentais para traçar estratégias inteligentes e aprimorar cada etapa da operação.

Muitas vezes, a equipe sabe o que deseja, mas não sabe como chegar lá. Se não tiver dados concretos e específicos da ação em campo, não será possível nem traçar metas reais. O planejamento terá como base apenas expectativas e suposições.

APP DE TRADE MARKETING COMO ALIADO NO SUCESSO DAS AÇÕES

A equipe de trade precisa ter foco e somente com uma tecnologia de trade marketing específica é possível ter visão precisa sobre como trabalhar cada item. O tempo também é muito precioso, então é preciso ser ágil na mudança de estratégia e certeiro na decisão.

Com um app de trade marketing a dúvida não tem mais espaço. Os dados coletados apontarão o que está funcionando e o que precisa melhorar. Um aplicativo auxilia o gestor na tomada de decisão, oferece mais dinamismo à operação

Dinâmica é uma das principais características do trade. O mercado é extremamente prático, ativo e frequentemente sofre mudanças repentinas. Por isso, ter o poder de decisão no momento em que as coisas acontecem é fundamental.

Com anotações em papel, planilhas intermináveis e uma centena de fotos sem objetivos específicos, fica mais difícil de alcançar resultados.

Os dados, quando coletados e apurados sem um app de trade marketing, nem sempre são precisos. Quando há precisão, a solução empaca na falta de agilidade.

Até as informações chegarem ao back-office e as soluções retornarem à equipe de campo no PDV, a estratégia já mudou, o preço do concorrente já foi alterado e aquela primeira ação planejada já não fará mais sentido.

BENEFÍCIOS DE UM APLICATIVO DE TRADE MARKETING PARA A OPERAÇÃO

Um app de trade marketing, como o Involves Stage, pode despertar a equipe para estratégias que antes não eram pensadas devido, principalmente, à falta de visibilidade do trabalho em campo.

Com uma ferramenta especializada é possível planejar a execução perfeita, que tenha 100% das visitas cumpridas, precificação correta, ruptura zero, conquista do nível ideal de share de gôndola e mix de produtos adequado.

Para te ajudar a entender melhor em quais pontos a operação da sua empresa pode ser beneficiada, vamos listar algumas funcionalidades que um app de trade marketing, como o Involves Stage, proporciona:

#1 Agilidade e controle de visitas

Para saber se o dinheiro investido nas ações de PDV e no promotor que cobre essas lojas está de fato dando retorno, você deve acompanhar as visitas. Com a ferramenta, a equipe de campo faz o check-in por meio de GPS, com registro fotográfico, garantido a presença in loco. Você terá certeza que aquele ponto foi visitado.

A Profarma é um exemplo de empresa que resolveu investir no aprimoramento da troca de informações entre back-office e equipe de campo. Com isso, o índice de cumprimento de rota passou de 50% para 80%.

O ganho é muito representativo no setor de distribuição, que exige presença constante no PDV. Juntando isso à horizontalização de gôndola, a empresa garantiu 38% a mais de vendas, diariamente.

#2 Roteirização assertiva

Outro problema recorrente para quem trabalha com trade é roteiro mal planejado. Muitas vezes, só analisando o tempo que o promotor leva em cada loja e toda sua jornada, percebe-se que não é possível cumprir as tarefas de forma efetiva.

Com o acompanhamento, é possível replanejar e alterar rotas de acordo com a proximidade da casa do promotor, a distância entre os PDVs visitados, e com as informações que o monitoramento da operação proporciona: periodicidade das visitas a cada PDV, tempo de deslocamento e período de permanência em cada ponto de venda.

#3 Dashboard em tempo real

Mostrar que os produtos estão positivados, alertar sobre uma possível ação da concorrência e propor novas ações a partir de insights no PDV são informações que só quem está em campo pode fornecer.

Mas, de que adianta ter tudo isso em mãos, se não for possível reportar em tempo real? Se o acesso for difícil, não haverá troca entre back-office e equipe de campo.

Com o dashboard sempre atualizado, a informação repassada pela equipe de campo em tempo real pode mudar uma estratégia, ganhando espaço e o shopper diante do concorrente, quase instantaneamente.

Por meio de um chat, no próprio app de trade marketing, a comunicação é rápida e acessível, sem imbróglios. Possibilita o reporte ágil para tomada de decisão.

#4 Alertas automatizados

Fazer pesquisa é rotina para as equipes em campo. Mas são tantos itens e detalhes a serem pesquisados, que nem sempre quem está no ponto de venda lembra de tudo.

Se as atividades estiverem anotadas em papéis ou descritas em mensagens, a chance das informações se perderem é grande.

Programar alertas automatizados permite que nenhum item, pesquisa ou atividade de rotina seja esquecida.

Um bom exemplo são empresas que trabalham com alimentos e precisam medir o shelf life diariamente. A Stampa Food, broker Nestlé, deixou de descartar mais de 200 mil produtos por mês, automatizando este alerta.

#5 Relatórios sincronizados e análise da execução

Você já parou para pensar quantas informações precisam ser compiladas diariamente em um único relatório após a rotina de cada promotor?

Se pensarmos apenas em dois indicadores de cada um dos itens acompanhados no dia,  como preço e ruptura, por exemplo, há uma infinidade de dados para reunir.

Com um app de trade marketing é possível avaliar esses resultados de forma integrada e ir além. Ponto extra, share de gôndola e tantos outros KPIs importantes podem ser avaliados e comparados de forma conjunta.

CRESCIMENTO E VITRINE PARA QUEM TRABALHA COM TRADE

O gerente regional de trade marketing da Sabe Alimentos, Emanoel Davi, conta que usar o app de trade marketing do Involves Stage, além de alavancar as operações, o ajudou a crescer como profissional e ter insights que sem a ferramenta seriam mais difíceis de conseguir.

Ele já passou pelas funções de promotor, supervisor de merchandising e coordenador de trade, e usa indicadores de monitoramento para dar visibilidade a questões importantes em uma operação como: ruptura, estoque, mix, produtividades, entre outros.

Para Emanoel, o Involves Stage deu uma visibilidade à operação que ele não tinha. Com base nos relatórios, foi possível interagir melhor com a equipe e montar planos de ação de acordo com as informações sinalizadas no aplicativo pela equipe de campo.

“Pude montar estratégias mais cirúrgicas para atacar os problemas da operação. Sem o Involves Stage não teria como obter essa visibilidade, assim como atuar com a velocidade que a operação necessita.”

O coordenador de trade marketing e merchandising da Condor, Denis Zellner, compartilhou com a gente como era sua rotina antes de usar um app de trade marketing. Houve uma quebra de paradigma a partir do uso da ferramenta.

Com mais de 5 mil pontos de venda, os indicadores mostraram onde precisava vender mais, onde menos, e se a tarefa proposta naquele PDV era mesmo necessária ou não. Com isso, a Condor cresceu acima de dois dígitos.

Ele conta que acompanhar  a operação em tempo real “contribuiu para a empresa sair da inércia e fazer diferente”. Confira:

REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DAS VENDAS COM APP DE TRADE MARKETING

Outros dois exemplos de grandes empresas que mudaram sua rotina e aumentaram as vendas com o app de trade marketing são Bombril e Fini.

A Bombril saiu da dívida para o lucro e conseguiu reestruturar o trade da companhia por meio da tecnologia. Em 2015, a empresa acumulava prejuízo de R$ 400 milhões, aumento da ruptura em 3% e diversos problemas com exposição no PDV.

Após um ano usando a tecnologia na rotina de promotores e back-office, a Bombril obteve lucro de R$ 59 milhões e faturamento de mais de R$ 1,5 bilhão. A partir do monitoramento de indicadores, foi possível identificar o problema e mudar o cenário.

No caso da Fini, o uso do app de trade marketing permitiu a criação de novas metas e deu visibilidade à equipe de campo. Antes, o trabalho era totalmente manual, baseado em book de fotos. Porém, não havia certeza sobre o cumprimento do roteiro e a qualidade das visitas.

Hoje, 97% do roteiros são cumpridos e o indicador de pesquisa, que tinha alcance de 30%, em 30 dias chegou a 90% por causa do acompanhamento. Foi possível mensurar indicadores de forma individual e medir as conquistas de formas quantitativa e qualitativa.

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios de adotar um app de trade marketing na sua operação? Conheça agora as principais funcionalidades do Involves Stage e aproveite para solicitar uma demonstração grátis!


1 comentários

jadson 26 outubro, 2019 - 14:19

boa tarde
sou representante comercial no Maranhão, tenho uma equipe de 10 promotores
e gostaria de ter um melhor controle da minha equipe.

Reply

Deixe seu comentário