Blog

Como o uso de um aplicativo pode facilitar a gestão de equipes?

Realizar o acompanhamento do dia a dia de uma equipe externa de trade requer um fácil acesso aos dados de visitas, tarefas e metas. Isso porque a rotina dos gestores e promotores é, em sua grande parte, fora do escritório. O uso de um aplicativo para gestão de equipes de trade marketing é um grande aliado para uma atividade tão importante como esta. 

E se a gente te contar que é possível identificar um problema (em rotas ou rupturas, por exemplo), qual a sua causa, redefinir as prioridades do dia e agir para resolver, tudo isso junto a equipe de campo, em tempo real?!

Conversamos com supervisores da Wickbold, indústria alimentícia brasileira, para entender, na prática, como o uso de um aplicativo para gestão de equipes auxilia o dia a dia da equipe de campo e do back office

Ao longo deste conteúdo você encontra:

  • A importância de fazer a gestão de equipes externas em uma operação de trade marketing;
  • Quais indicadores você deve acompanhar;
  • Quais são os benefícios do uso de um aplicativo para realizar a gestão de promotores de vendas.

POR QUE É IMPORTANTE USAR UM APLICATIVO PARA GESTÃO DE EQUIPES EM UMA OPERAÇÃO DE TRADE MARKETING?

Na rotina entre o escritório e as visitas em loja, quantas vezes o supervisor precisa parar tudo para pegar o notebook e consultar as informações reportadas e a situação da equipe de campo? A falta de wi-fi, bateria ou tempo não pode ser empecilho e o acompanhamento da equipe de campo não pode deixar de ser feito.

Allan Rodrigues, supervisor da Wickbold usa o aplicativo para gestão de equipes do Involves Stage e conta que antes não era viável fazer um acompanhamento tão dedicado.

“Nós visitamos estabelecimentos e orientamos o promotor com as atividades de trade. Com essa rotina, antigamente eu não conseguia fazer o acompanhamento do dia a dia dos promotores porque teria que entrar em canais diferentes (WhatsApp, planilhas, e-mail e o sistema interno da empresa) para saber onde eles estavam e se precisavam de algum auxílio para cumprir as tarefas do dia”, conta Allan.

Em uma operação de trade a gestão de pessoas é um dos pilares mais fortes, e também um dos mais sensíveis. Por isso é preciso olhar para os processos e as ferramentas como apoiadores nessa missão. 

Se não houver controle e organização de dados, de nada valerá o investimento em  planejamento, divisão de equipes, gestão de rotas e distribuição de tarefas.

Ainda que os promotores estejam cumprindo adequadamente as tarefas estabelecidas, sem uma ferramenta adequada fica difícil gerenciar os dados coletados lá no PDV. Como ter certeza de que tudo está indo bem? A tecnologia é um passo para a resposta.

“Usar o app nos ajuda demais. Não era hábito parar e pegar o notebook no meio das rotas e esse acompanhamento se tornava falho. Agora, todas as informações estão centralizadas no aplicativo do Involves Stage, inclusive comunicações via chat, e já consigo acessar tudo pelo smartphone”, compartilha Allan.

COMO UM APLICATIVO FACILITA A GESTÃO DE EQUIPES E A ATIVIDADE DE SUPERVISORES?

Uma das principais perguntas que gestores de equipe de campo, muitas vezes representado por supervisores, precisam responder em uma operação de trade marketing é se as rotas dos promotores estão alinhadas e as visitas sendo cumpridas conforme o planejado.

Bruno Lemos, antes de ser supervisor na Wickbold, foi promotor de vendas e já utilizava o aplicativo do Involves Stage. Ele conta que, como supervisor, o uso do aplicativo para gestão de equipes externas é muito rico em funcionalidades e dados: “Utilizo muito o app para verificar se as visitas estão ocorrendo sem nenhum problema”.

Nas ações do dia a dia são vários benefícios:

Além dos exemplos do dia a dia, citados acima, o aplicativo para gestão de equipes possui funções que atendem à operação de acordo com a sua necessidade. Conheça cada um dos indicadores que você pode ter de forma detalhada com o aplicativo em mãos!

INDICADORES PARA ACOMPANHAR NA GESTÃO DE EQUIPES

Fazer a gestão de visitas é uma atividade que facilita o senso de priorização do supervisor. Caso ele perceba que as rotas estão com algum atraso, independentemente do motivo, ele pode entrar em contato para saber se há alguma dificuldade ou imprevisto e pode replanejar a rota diária.

“É preciso entender que o aplicativo é uma ferramenta para auxiliar e não para apontar erros. O acompanhamento do supervisor é principalmente para evitar que erros aconteçam”, comenta Allan.

Na prática, acompanhar se as visitas estão sendo realizadas é uma forma de evitar sobrecarga de equipes externas ou uma possível ruptura em algum PDV que não recebeu a visita programada.

Tarefas

Acompanhar as pesquisas programadas para os roteiros das equipes externas e o status das tarefas são indicadores cruciais para o trade, já que envolve dados estratégicos.

“Vejo as dúvidas que os promotores têm quando estão em algum PDV e respondo direto do aplicativo”, indica Bruno, supervisor da Wickbold.

Com o acompanhamento dos resultados das pesquisas e das tarefas concluídas, o supervisor consegue ter um panorama mais completo de como está cada PDV.

Resultados e Produtividade

Com o acompanhamento de todos os indicadores, gestores e supervisores conseguem realizar a gestão de equipes enquanto cumprem suas agendas. Ganham em tempo e produtividade.

O uso do aplicativo garante o acesso a todas as informações essenciais para uma boa performance no PDV.

Os indicadores dão um panorama do desempenho da equipe.Gestores conseguem identificar melhor onde devem  atuar, seja para oferecer auxílio e reajustar o roteiro, ou para parabenizar a equipe externa.

”Hoje, por conta da pandemia, a gente fica em home office, trabalha um pouco mais distante do promotor e mesmo assim eu consigo ter o acompanhamento no celular”, conclui Allan.

E você, já utiliza algum aplicativo para a gestão das equipes de campo? Viu que pode ser essencial ter um aplicativo na rotina do seu gestor mas ficou com alguma dúvida? Fale com nossos especialistas.

Alice Sima

Não está no país das maravilhas mas é tão curiosa quanto a personagem do livro. Tem uma referência musical pra tudo. Jornalista por vontade de mudar o mundo e produtora de conteúdo da Involves.

Share
Publicado por
Alice Sima

Posts recentes

Shopper no PDV: Novos hábitos de compra e o papel do trade marketing na fidelização das marcas

Para colocar o shopper no centro da estratégia de trade marketing é preciso fazer algumas…

2 semanas atrás

Conheça os palestrantes confirmados para o Involves Experience 2022

Saiba tudo sobre o Involves Experience 2022 e quem são os palestrantes confirmados para subir…

3 semanas atrás

Guia de execução para Gestores de Trade Marketing

Saiba por que sua estratégia de trade marketing não poderá ser colocada em prática sem…

1 mês atrás

Involves Experience de volta aos palcos: descubra tudo sobre o evento

Descubra tudo sobre a 6ª edição do Involves Experience e participe da maior experiência de…

1 mês atrás

[Infográfico]: como medir o resultado do trade marketing?

Descubra neste infográfico como medir os resultados do trade marketing da sua operação.

2 meses atrás

6 benefícios de coletar dados automatizados no PDV

Imagine o seguinte cenário: João é gerente de trade marketing. Sua equipe de campo reportou…

2 meses atrás