Bate-bola sobre a aplicação do trade marketing

escrito por Eduardo Silva Última atualização: 9 abril, 2019
Bate-bola sobre a aplicação do trade marketing

Algumas comparações podem ser muito úteis no momento de entender como se deve aplicar o trade marketing nas empresas. O futebol é uma delas! 

Imagine um time amador de futebol. Todos os jogadores jogam por um propósito: o gol, mas em posições diferentes e bem definidas.

Também existe o treinador, responsável pela formação tática e as definições estratégicas para o time entrar em campo com atitude vencedora.

Agora imagine uma equipe profissional de futebol. Todos os jogadores atuam para vencer marcando gols. Usam o mesmo padrão de posicionamento - zagueiros, goleiros, atacantes etc. - e também contam com um treinador estratégico e tático.

Mas e aí? O que diferencia uma equipe profissional de um time amador? Na teoria são 11 jogadores contra outros 11 jogadores e um líder treinando cada equipe.

estratégias de trade marketing

APLICAR O TRADE MARKETING COMEÇA COM UM BOM LÍDER

Inicialmente o que diferencia a equipe profissional da amadora é a forma como são feitas as coletas e as análises de dados. O treinador - ou líder - de uma equipe profissional tende a realizar suas pesquisas de forma mais afunilada.

O treinador profissional também tende a observar quais aspectos extracampo podem afetar o rendimento do atleta, desde fatores psicológicos aos sociais.

É importante avaliar o relacionamento nos vestiários, com o público, com a mídia, tudo conta.

Para aplicar o trade marketing, a dinâmica é a mesma. O líder de uma equipe deve estar atento às qualidades e habilidades de cada integrante da equipe para potencializar as conquistas que cada um pode alcançar. Afinal, maximizar resultados é a missão de qualquer departamento de trade!

O RECONHECIMENTO CONTRA O TURNOVER

Identificar o macroambiente, as aspirações pessoais e profissionais de cada integrante da equipe e comprovar se o rendimento individual está acima do esperado é a primeira etapa.

Depois disso, o treinador profissional se diferencia recompensando aqueles que cumpriram as metas.

No caso do trade marketing, o turnover é um problema expressivo no setor. Por isso, o reconhecimento, assim como no futebol, pode ser o diferencial para manter ou aumentar os bons resultados de uma equipe.

Gamificação e campanhas de incentivo são alternativas que podem fortalecer o engajamento, valorizar o trabalho dos promotores e evitar o turnover.

A REGULARIDADE

O treinador da seleção brasileira, TITE, em entrevista coletiva à imprensa brasileira enquanto ainda era treinador do Corinthians, confessou aos jornalistas que o fator mais importante de um time campeão é a regularidade.

Mais importante que atingir picos durante o campeonato é manter o ritmo das vitórias até o fim. Mesmo que o placar seja apertado, a meta é a vitória.

Ele ainda reforçou dizendo que prefere trabalhar a moral da equipe para que todos se ajudem em vez de apontar todos os holofotes somente ao craque do time. Quando a moral coletiva está alta, isso tende a puxar o ânimo de cada um dos envolvidos para cima.

PRECISÃO E INFORMAÇÃO

É aí que entrou o agente transformador: a tecnologia. Ela mudou o jogo.

Seja no mundo da bola ou no mercado do trade, a tecnologia revolucionou os processos. Graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos podemos abandonar práticas antigas feitas por meios analógicos.

Isso não quer dizer que as práticas do tempo do seu avô não funcionem, mas a tecnologia tem demonstrado a sua eficiência otimizando tempo e investimentos. E você sabe, né? Perder tempo é perder dinheiro e investir de forma não assertiva é perder ainda mais dinheiro.

A regra é a mesma para o trade marketing.

A decisão de entrar em campo como profissional ou amador agora é sua no momento de aplicar o trade marketing. Seja um líder consciente e procure por alguma ferramenta profissional capaz de coletar informações da sua equipe em tempo real, analisar os dados com precisão e então chegar aos insights que potencializam a sua exposição, aumentam os rendimentos e otimizam ainda mais o seu trade.


Deixe seu comentário