Análise de planograma de PDV no celular

escrito por Vinicius Duarte Última atualização: 28 janeiro, 2020
Análise de planograma de PDV no celular

Como falar sobre análise de planograma sem entrar no mérito da tecnologia? É notavelmente mais simples e seguro para o profissional de campo acessar o documento em seu smartphone, mas muitas empresas ainda insistem em processos complexos e defasados para acompanhamento da execução.

Pelo lado das empresas que contam com um time equipado com dispositivos móveis, a auditoria de planograma é feita em tempo real.

Não realizar a exposição conforme as diretrizes pode causar uma grande lista de problemas para a visibilidade da sua marca no ponto de venda. Uma coisa é certa: você está jogando no lixo todo investimento em equipe, materiais e promoção de produto.

Quer descobrir se o planograma será respeitado e utilizado pela equipe de campo durante a jornada de trabalho? Aproveite as nossas dicas e não abra mão desse recurso estratégico.

GARANTIAS DA ANÁLISE DE PLANOGRAMA

Certificar-se de que a exposição do produto no ponto de venda está de acordo com o desenho do planograma significa manter a estratégia de posicionamento da marca.

Com o planograma correto, a equipe de campo tem insumos para verificar o giro de estoque e combater a ruptura com eficiência e rapidez. Essa verificação, aliada ao gerenciamento por categorias e ao reporte em tempo real para o back-office, evitará falhas e influenciará diretamente na performance do ponto de venda.

A única solução é monitorar a execução de forma constante. Tomar decisões com rapidez se tornará uma vantagem competitiva aos que se adaptarem a essa necessidade do mercado.

REPORTE DE RESULTADOS EM TEMPO REAL

O promotor de vendas está em campo porque a estratégia só é concretizada quando seu produto sai da gôndola e vai para o carrinho de compras. Para que isso aconteça, uma série de fatores – todos estudados pela indústria – precisam ser respeitados e, obviamente, repassados ao planograma.

O material representa que a empresa possui uma estratégia para a execução e, pelos olhos da equipe, isso significa confiança e conhecimento sobre a categoria. As equipes que utilizam o Involves Stage podem visualizar o planograma, como mostra a imagem abaixo.

app de trade marketing

Um time engajado, com profissionais capazes de analisar o contexto da marca na categoria, também sinaliza quando um produto não tem saída e está perdendo margem para a concorrência. Em posse desses dados, o back-office pode promover melhorias no mix e gerenciar de forma prática os planogramas por canal.

planograma por canal

O papel desse recurso é justamente esse: tornar a estratégia da indústria visível para a execução no varejo, permitindo que o time externo conclua suas atividades garantindo a melhor visibilidade para os produtos da sua marca.

Da mesma forma, o trabalho do back-office não acaba quando ele disponibiliza o planograma para a equipe de campo. É preciso acompanhar não somente se o planograma foi respeitado, mas quais melhorias podem ser realizadas na configuração para que o shopper de cada canal encontre seus produtos com o menor esforço possível.

EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS

Imagine um cenário: o líder de uma grande indústria de bebidas decidiu, sexta-feira à noite, que o planograma precisaria de mudanças na segunda-feira pela manhã. As informações enviadas pelo departamento de trade davam conta de que a concorrência estaria levando vantagem, pois o preço do bebida de 2 litros parecia desvantajoso ao lado da opção de 1,5 litro do principal concorrente.

Comprovada a informação, os coordenadores programam a mudança e estabilizam a margem de participação no prazo definido. Tudo termina no planograma, que, quando consultado pelo promotor de vendas, terá a informação atualizada e condizente com a estratégia mais competitiva naquele contexto.

Para sacramentar o resultado, o profissional compartilha uma foto para que sua equipe de back-office conclua que a tarefa foi realizada conforme o esperado para o resultado final.

Quer conhecer outros recursos do Involves Stage para a gestão do ponto de venda? Agende uma demonstração com um de nossos especialistas em trade marketing.

1 comentários

RENATO DOMINGOS 4 julho, 2019 - 11:24

renato
19 99207-9631

Reply

Deixe seu comentário